quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COMO SER UM BOM OUVINTE(*)


Este roteiro da Conversa Consigo Mesmo pode auxiliar você a aprender ser um bom ouvinte, ou um ouvinte positivo. Começou a funcionar quase imediatamente para toda pessoa que o experimentou. – Poderá ser muito importante para você também. – Tente você mesmo.
Leia este roteiro três vezes antes de sair para a escola ou antes de ir trabalhar amanhã de manhã ou antes de planejar ter uma importante conversa com alguém. Os resultados a longo prazo podem criar alguns benefícios notáveis para você. Mesmo os resultados a curto prazo podem surpreendê-lo.
a. Sou bom ouvinte. Sou sempre amável, polido, atencioso e positivo. Meu interesse nos outros é alegre, vivo e entusiasta - e nota-se!
b. Quando alguém fala comigo, sempre “ouço”, nunca fico desatento. Sou sempre aberta e positivamente atento, não importa quem fala comigo ou o que ele diz.
c. Sou um especialmente bom ouvinte em casa e com as pessoas que mais amo.
d. Sempre ouço para entender. E minha compreensão e interesse visíveis somam muito ao afeto e felicidade de meus amigos e família.
e. Nunca passo o tempo planejando as próximas palavras quando deveria estar ouvindo o que está sendo dito agora.
f. Ouço tudo que a pessoa diz... não apenas parte. Jamais pareço ouvir esperando minha vez de falar. Quando ouço... ouço.
g. Quando alguém fala comigo, deixo-o saber que lhe estou dando toda a minha atenção. Meu rosto mostra meu interesse e sempre revela a atenção que lhe estou dando e às palavras que pronuncia.
h. Quando alguém me dirige a palavra, ouço para haver uma concordância e harmonia de pensamento. Ouço pela unicidade de propósito e união em nossos objetivos.
i. O ato de ouvir positivamente se revela no meu rosto e na minha voz.
j. As pessoas são, naturalmente, mais cooperativas e amistosas quando falam comigo.
k. Sempre deixo as pessoas saberem que estou ouvindo-as. Faço questão de lhes devolver seus pensamentos quando é adequado compartilhar minha compreensão em relação a elas.
l. Sou um ouvinte cuidadoso. Não ouço apenas por ouvir, sempre ouço para compreender.
m. Também ouço quando não são pronunciadas palavras. E é, muitas vezes, então, que ouço mais.
n. Não ouço apenas os pensamentos dos outros, mas a voz que fala também do meu ego. Escuto esta voz interior cuidadosamente. Esta é a voz do meu melhor amigo e conselheiro, e considero a orientação que ele me dá.
o. Todos os dias me torno mais e mais hábil na linguagem de ouvir positivamente. Gosto de praticar e melhorai' minha capacidade de ouvir sempre que tenho uma chance - e pratico-a com qualquer pessoa com quem falo, ou ouço, em qualquer lugar que eu esteja.
p. Respeito os outros e eles me respeitam. Considero todos que encontro importantes para mim. Crio a sensação de confiança e respeito bem rápido e facilmente com as pessoas.
q. Tenho uma excelente disposição. Pratico para ter uma visão da vida clara, cálida, e valiosa.
r. Interesso-me sinceramente pelos outros, e isto se revela. As pessoas são importantes para mim e deixo que saibam disso.
s. Sou bom ouvinte. Ouço os outros com interesse real por suas opiniões, pensamentos e idéias.
t. Sempre permito que os outros se expressem completa e livremente. Sou atencioso e encorajador sempre que alguém conversa Comigo.
u. Procuro a “qualidade” em todos que encontro, e sempre a acho.
v. Sempre considero os sentimentos dos outros. Estou ciente de seus sentimentos, sou sensível às suas atitudes e atencioso em relação às suas crenças.
w. Uma das razões por que as pessoas gostam de estar perto de mim é que sempre faço as pessoas se sentirem bem em relação a si próprias.
x. Sempre mostro aos que me cercam a melhor parte de quem são.
y. A cada dia minha personalidade se torna mais brilhante e forte, e isto revela mais claramente o espírito positivo, vencedor que existe em meu íntimo.
(*) Programação Neurolingüística – Extraído do livro do renomado orador motivacional Shad Helmstetter. O objetivo é proporcionar ao aluno a correção no déficit de atenção e posibilitar um aumento no potencial criativvo e maior concentração.

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